11/20/2011

A inveja como potencial destruidor de relações e causador do conflito.

Quem nunca foi vítima de inveja? E por isso viu dando errado, o que era para dar certo; não acontecendo o que devia acontecer? O que é a inveja e quem é o invejoso, como surge este fenómeno malìgno e desgastante para ambas partes(invejoso e invejado)? Quais são os sinais da inveja, como lidar com ela?

O que é a inveja?
Inveja é um sentimento mau, que reflecte ao mesmo tempo: egocentrismo e derrota.  Pode ser definida como sendo uma vontade frustrada de possuir os atributos, qualidades, bens, e previlégios  de um outro ser(não precisa de ser muito), pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-las, seja pela incompetência,  limitação física ou pela intelectual. A inveja  é um mecanismo de defesa usada pelos mais "fracos" contra os mais "fortes".

Quem é o invejoso?
Normalmente é alguém que lhe conhece, e reconhece as suas capacidades. Tem sido alguém que lhe acompanha de perto ou de longe e que em algum momento gostaria de ser como você. Muitas vezes até, alguém que você tenha dado algum benefício/vantagem. Pode ser seu amigo, seu colega, seu vizinho, seu parceiro, seu camarada, seu conhecido, e por ai em diante.

Como surge este fenomeno?
De varias formas.  Seguem alguns exemplos.
Exemplo 1:
Já reparou naquelas pessoas que  estão sempre contando um problema e você lá, ajudando como pode, dando uma força, uma ajuda, ressaltando as qualidades dela? Este tipo de pessoas é que são potenciais invejosos, elas admiram você ,  pensam que você é perfeito; e à partir do momento em que você as consola, mostra que um, e outro e fracasso é normal, e que ninguêm é perfeito, mostra para ela os defeitos que você tem. Ela pensa: porque ela e não eu, se ela também não é perfeita?
Ela começa por eliminar  de dentro dela os defeitos que vê em você, para poder apontar o dedo a você e mostrar para ela que ela pode ser melhor que você (o que na cabecinha oca dela, implica que ela merece muito mais do que você);
 Deixa de te admirar e passa a competir com você, por vezes até  marginaliza você diante de outros, tende a denigrir sua imagem e reputação perante à outros seus admiradores;
Passa a desejar o que você tem, e faz o que estiver ao alcance para tirà-lo de você, custe o que custar.

Exemplo 2:
Existem também, aquelas pessoas que por qualquer situação da vida, vossos caminhos se cruzam; e o que une você a ela, são aspectos em comum. Você se reflete na fala dela, e ela também nas suas, parecem iguais e que se conhecem há muito tempo. Já se deparou com essas pessoas? Infelizmente também são potenciais invejosos.
Para elas, vocês não apenas se parecem, mas também devem ter mesmas oportunidades, e capacidades, o que infelizmente não acontece.
Quando ela se apercebe que você conquistou algo que ela não tem, faz de tudo para ter também (isto nos remete a diferenca entre ter e conquistar), e quanto mais conquistas você tiver, mais desesperada ela fica, pois  implica que terá de se esforçar ainda mais para estar ao mesmo nivel que  você, o que por sua vez também faz com que ela queira ser como você.
Apartir daì fará também até o que não estiver ao seu alcance para impedir suas conquistas e estar àcima de você, na intenção de fazer você sentir o que ela sentiu( mal sabem os invejosos, que dependendo do caràcter e personalidade as situações são encaradas e sentidas de formas distintas). Atenção que este tipo de invejosos, procura estar sempre por perto, para acompanhar tudo o que acontece na sua vida, esperando o momento de se rir de você e até dar uma mão, para remediar uma situação que ela propria criou.

Exemplo 3:
E aquele tipo de pessoa que aparece como sendo uma benção na sua  vida? Que  parece estar mais bem posicionada em relação à você,  oferecem ajuda e se disponibilizam sempre que precisamos? Parece ser um anjo na sua vida e com o tempo você se apercebe que realmente era um anjo, mas,um anjo  mau.
O bem que  faz , é muitìssimo inferior ao mal que causa, esse tipo de pessoa age como repelente de bençãos na sua vida, e ao entrar na sua vida, você não progride é a inveja em pessoa.


Como identificar o invejoso?

    Muitas vezes você não o identifica, o tempo, ou as pessos ao seu redor, a cabam revelando ele (a), conseguindo indentificar, eis os aspectos mais comuns nestas abominações:
1.   É alguém próxima de você, que de um momento para o outro, não consegue ficar muito tempo perto de você. Você passa a incomodà-la.
2.   Quando você pede uma opinião ou sugestão, não diz nada de concreto, da uma opinião ruim ou então diz que nao sabe o que te dizer.
3.   É alguém que quando você conta algo de bom que sucedeu na sua vida, não fica satisfeita, faz cara de quem tomou conhecimento de uma tragédia,  parabeniza friamente, se sorri é um sorriso falso.
4.    É alguém que pode estar sorrindo, mas quando você aparece, ela muda de semblante.
5.   É alguém que enquanto anteriormente dava conselhos, hoje passa o tempo criticar você.
6.    É alguém que enquanto que antes passava optmismo, hoje, só passa pessimismo.
7.   É também alguém, que em algum momento  mentiu, ou esncondeu  algo que era importantìssimo para você.

Nota: Para se certificar encontre no mìnimo metade destes aspectos, menos disso, pode estar enganado (a).


Quais são os sinais da inveja na sua vida?
·       O que estava garantido fica adiado ou cancelado.
·       Você ouve rumores negativos a cerca de você, ou situações vivìdas contadas doutro modo, com intento difamandi.
·       Algumas pessoas se afastam de você  e outras não tratam mais você do mesmo jeito.
·       Você não progride;
·       Você retrocede.

Como lidar com a inveja e com o invejoso?
·       Se apercebendo que está sendo vìtima da inveja, seja forte, não se deixe esmorecer;
·       Busque a Deus para que com o Seu Poder repreenda a inveja e para que confirme a realização dos seus planos e anseios;
·       Evite falar dos seu planos;
·       Antes de contar suas vitórias e conquistas, pense antes, qual será o impacto  disso na vida de quem ouve e certifique-se da necessidade e imperiosidade de as contar;
·       Havendo descoberto o invejoso, afaste-o definitivamente da sua vida e afaste-se também definitivamente do meio dele.

Escrevo com conhecimento de causa.
Obrigada.


11/06/2011

Como evitar conflitos entre o casal.

Ambos abandonam seus parentes para se  juntarem á alguêm do sexo oposto, pelo qual nutrem um sentimento amoroso, com o objectivo de ser feliz e constituir famìlia; essa è a regra geral do matrimònio e  o único aspecto que indubitávelmente eles têm em comum.
Temos por um lado a mulher, que atè então conhece o seu recente esposo, como sendo o homem carinhoso,  atencioso, protector e amigo de todas as horas que està sempre presente e disposto a fazer o que estiver ao seu alcance e atè mais do que isso para vê-la feliz e realizada. Ela espera que durante o seu matrimònio a relação continue no mìnimo sendo a mesma e caso se registem mudanças, seja sempre para o melhor.
Por outro lado temos o homem, que por sua vez conhece a menina dos olhos ilariantes e portadora dum sorriso sem igual, carinhosa, atenciosa, parceira, compreensiva e que dedica á ele um amor incondicional. Ele, conta com uma companheira  para a vida,  que junto de si dará o melhor para que  a vida deixe de ser um fardo e passé a ser uma benção, e que os seus rebentos aumentem ainda mais sua felicidade.

De onde surgem os conflitos entre um casal e como evitá-los?
Na relação de namoro as pessoas buscam e se atraem pelos objectivos, princìpios e valores em comum,  não se preocupam muito com as divergências. O que permite com que vejamos o parceiro com bons olhos; o problema è que muitos se concentram apenas no que o parceiro tem de atractivo ou de bom, ignorando a existência de diferenças entre o casal e è preciso lidar com isso para que haja um futuro risonho.
Existem sete aspectos  fundamentais que devemos assumir no inìcio de uma relação a dois, e se não o fizermos, em alguma fase da relação estaremos a ver o nosso parceiro como sendo incopatìvel á nòs; a saber:

1.       Ele têm defeitos que ela não conheçe e nem imagina, e ela tambèm têm defeitos que ele não conheçe e nunca lhe passou pela cabeca.
·         O parceiro, pode não ser tão organizado (a);  pode ter tendência a ocupar a maior parte da cama - hà que procurar o momento certo, com um palavreado  delicado  e carinhoso expôr sua preocupação e entrar em acordo.
·         Pode roncar muito – hà que de forma carinhosa  informar que notou e apresentar soluções.
·         Ter um problema de saúde que você nao saiba e que requer muita atenção e cuidado, como por exemplo infertilidade, uma sinusite crônica ou ataques de epilepsia -  hà que se colocar no lugar do parceiro antes de comentar à cerca do assunto ; dar todo cuidado e carinho possìvel e impossìvel com vista a que ele não se sinta descriminado , Não o trate como doente ou com pena, na medida do possìvel apresente soluções.
·         Dentre outros.

2.       Foram criados em famìlias diferentes, o que supõe que não tenham mesmos hàbitos  e capacidades.
·         Hora das refeições e repouso; tradição  - hà que  se adequar aos hàbitos do seu parceiro naquilo que não lhe è prejudicial, caso seja, entre em acordo.
·         Capacidade de diàlogo; como lidar com a repreenção; personalidades diferentes –num clima de tensão normal fale de você, no que concerne a estes aspectos e permita que ele fale tambèm e entrem em acordos, nestes casos o melhor acordo e o respeito mútuo e a tolerância.
·         dentre outros.

3.       Certamente vossas opiniões não são sempre convergentes
·         De acordo com o processo de formação de personalidade, bem como de acordo com as experiências de vida, aliadas ou não aos seus princìpios e valores o casal pode ter opiniões diferentes, em caso de divergências, ouça calmamente a opinião de seu parceiro, deixe claro que respeita a opinião dada embora não seja a mesma que a sua e  com todo o respeito, deixe a sua têmbem.

4.       Evite ganhar  razão.
  •   Não lute pela razão, pode ser o fim da sua relação, apenas explique seu posicionamento tendo em conta o bem de ambos e da relação, depois dissso deixe que ele escolha.

5.       Não critique os familiares do seu parceiro.
  •   Fale sempre bem deles, mesmo com motivos para falar mal; se for o caso de criticar, deixe que ele critique, e quando o fizer, apenas o console, não aumente o fogo. Ou então estarà fazendo com que ele não fique à vontade para falar da famìlia dele.

6.       Não o contrarie  e nem o repreenda em público.
  •  Faça isso mais tarde, entre vocês dois e revestida dum palavreado manso. Ou então estarà comprando um adversàrio.

7.       Não negue seu corpo ao seu parceiro
  • O leito do casal deve ser imaculado, e para isso você deve dar o seu melhor nele. Independentemente  do cansaço, da zanga, e do seu estado se saúde, deixe seu parceiro se desfrutar do seu corpo que a partir do casamento, o pertence tambèm. Ou então estarà abrindo as portas para a insatisfação dele, que em boa coisa não termina.


Todos estes aspectos são passìveis de influênciar negativamente a relação de recêm casados,  mas importa que a felicidade seja buscada para dentro da relação a cada dia que passa com base no carinho, compreenção, renúncia do seu ego e dedicação mútua. Assim nasçe, cresce e se mantèm a verdadeira felicidade numa relação a dois.

Nota: Jamais se espante  ao conhecer um defeito  ou ao saber de um problema do seu parçeiro, adopte uma reação fìsica de quem jà havia tomado conhecimento e não se abalou com isso. Evite falar dos defeitos do seu parceiro  à outros, principalmente à pessoas pròximas de vocês, estarà evitando problemas graves. Faça isso e serà muito bem sucedido.
Obrigada.


11/01/2011

Conhecendo o conflito

Vàrias vezes falamos, e outras vezes nos encontramos em situações conflituosas; o que seria conflito; como surgem e como lidar com eles?




A palavra Conflito e originária  do latim:  conflictus. Originário do verbo confligo, confligere. Choque entre duas coisas, embate de pessoas que lutam entre si." Existem vários tipos de conflitos a saber:   conflitos de valores, conflitos de interesses,  conflitos territoriais, dentre outros.


Duarante as minhas explanações, estarei me referindo com frequência aos conflitos de interesses
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. E è necessario que hajam pelo menos  de pelo menos duas pessoas, ou partes para que se identifique um conflito.
Existem trez meios de nos apercebermos que estamos perante à situacoes de conflitos, nomeadamente:
A percepção: meio atravêz do qual, você  se apercebe da incopatibilidade dos seus  interesses devido a  presença ou atitude indirecta de terceiros ou qualquer factor externo, que podera disvirtuar o processo que culmina na sua satisfação;
A sensação: quando você tem uma reação emocional negativa diante de  uma situação  que lhe leva ao receio, nervosismo ou angústia; e
A ação: Quando existe uma atitude directa de alguem  que contrarie os seus  objectivos.


Existem tambèm quatro formas de lidar com  os conflitos, dependendo do modo como eles se materializam a saber:


1.      Evitando;
2.      - Se acomodando;
3.      - Competindo; e
4.      - Entrando em Acordo.
Dentre os quais,  aposto no primeiro e no último nas relações interpessoais.