1/26/2012

Cuidados ao tomar uma decisão.

Tudo o que nos acontece hoje, reflete o que decidimos ontem; ouso em crer que agente vive em reacção as situações da vida. Ou então, não seria possível buscar um parceiro, sem sentir a necessidade de ter alguém ao nosso lado. Porém, muitas vezes vemo-nos ressentidos das decisões por nós tomadas, por não termos avaliado, ou por temos avaliado mal as consequências de tais decisões.

 Quando tomamos uma decisão, o fazemos tendo em conta a satisfação de uma necessidade pertinente ou a resolução de um problema; e torna-se importante olharmos a decisão com olhos críticos, para podermos então prever o que de mal poderá suceder com base na decisão tomada, e quais são as possibilidades que nós temos de: arcar com as consequências negativas da decisão tomada e, continuarmos bem, observando e valorando os nossos princípios. Pois, o que se tem notado, é que quando começamos a sentir na pele as consequências de nossas decisões, acabamos mudando, deixamos de lado a nossa consciência, ignoramos certos valores, magoamos pessoas  que amamos e agimos de forma irracional o que acaba  não só nos desestruturando, mas também, dando lugar ao início de acontecimentos tristes, que vão marcar a nossa vida  negativamente.

 Ao tomar decisões, não tente balancear, tome decisão certa, por muitos prejuízos que isso te cause; e amanhã você será uma pessoa feliz, satisfeita e orgulhosa de si mesma. Você estará se sentindo como se tivesse ganhado um troféu, o troféu mais valioso da vida: chama-se dignidade.
Caso esteja se ressentindo de uma má decisão sua: aguente firme. Não se desvie das consequências, pois elas poderão  te encontrar mais á frente. Pedir perdão aos prejudicados pela sua má decisão, pode ajudar bastante a atenuar a situação, e dependendo do coração da pessoa que você pede perdão, a situação pode até reverter-se.
A dignidade é um bem com valor inestipulável, pois com ela,você anda de cabeça erguida,consciênciaa tranquila e realizado, mesmo  que de pes descalços e sem nada para comer.

Obrigada.

2 comentários:

Stayleir Marroquim disse...

Ola Olinda tenho lido os teus textos e, estas de parabens!

Anónimo disse...

Olá,
Eu tenho apreciado muito seus textos também e, lamentavelmente, nem sempre tenho a oportunidade de comentar. Suas colocações acerca da realidade motivam em muito nossas manifestações. Parabens!

Percebo, de forma muito particular, no texto postado agora, uma importancia muito grande por se referir a algo que pode nos conduzir ao "abismo ou vitória".
Eu já experimentei, na pele, por vezes o gosto amargo, e noutras o doce, que cercam as consequencias de nossas escolhas. Essas consequencias são o que nos permite crescer, aprender e, com a experiencia, ter condições de ensinar.
É como sabiamente disse Charles Millhuff:
"Muitas das circunstâncias da vida são criadas por três escolhas básicas: as disciplinas que você decide manter, as pessoas com quem você decide estar; e, as leis que você decide obedecer."

Grato por esta oportunidade. Bjs