11/06/2011

Como evitar conflitos entre o casal.

Ambos abandonam seus parentes para se  juntarem á alguêm do sexo oposto, pelo qual nutrem um sentimento amoroso, com o objectivo de ser feliz e constituir famìlia; essa è a regra geral do matrimònio e  o único aspecto que indubitávelmente eles têm em comum.
Temos por um lado a mulher, que atè então conhece o seu recente esposo, como sendo o homem carinhoso,  atencioso, protector e amigo de todas as horas que està sempre presente e disposto a fazer o que estiver ao seu alcance e atè mais do que isso para vê-la feliz e realizada. Ela espera que durante o seu matrimònio a relação continue no mìnimo sendo a mesma e caso se registem mudanças, seja sempre para o melhor.
Por outro lado temos o homem, que por sua vez conhece a menina dos olhos ilariantes e portadora dum sorriso sem igual, carinhosa, atenciosa, parceira, compreensiva e que dedica á ele um amor incondicional. Ele, conta com uma companheira  para a vida,  que junto de si dará o melhor para que  a vida deixe de ser um fardo e passé a ser uma benção, e que os seus rebentos aumentem ainda mais sua felicidade.

De onde surgem os conflitos entre um casal e como evitá-los?
Na relação de namoro as pessoas buscam e se atraem pelos objectivos, princìpios e valores em comum,  não se preocupam muito com as divergências. O que permite com que vejamos o parceiro com bons olhos; o problema è que muitos se concentram apenas no que o parceiro tem de atractivo ou de bom, ignorando a existência de diferenças entre o casal e è preciso lidar com isso para que haja um futuro risonho.
Existem sete aspectos  fundamentais que devemos assumir no inìcio de uma relação a dois, e se não o fizermos, em alguma fase da relação estaremos a ver o nosso parceiro como sendo incopatìvel á nòs; a saber:

1.       Ele têm defeitos que ela não conheçe e nem imagina, e ela tambèm têm defeitos que ele não conheçe e nunca lhe passou pela cabeca.
·         O parceiro, pode não ser tão organizado (a);  pode ter tendência a ocupar a maior parte da cama - hà que procurar o momento certo, com um palavreado  delicado  e carinhoso expôr sua preocupação e entrar em acordo.
·         Pode roncar muito – hà que de forma carinhosa  informar que notou e apresentar soluções.
·         Ter um problema de saúde que você nao saiba e que requer muita atenção e cuidado, como por exemplo infertilidade, uma sinusite crônica ou ataques de epilepsia -  hà que se colocar no lugar do parceiro antes de comentar à cerca do assunto ; dar todo cuidado e carinho possìvel e impossìvel com vista a que ele não se sinta descriminado , Não o trate como doente ou com pena, na medida do possìvel apresente soluções.
·         Dentre outros.

2.       Foram criados em famìlias diferentes, o que supõe que não tenham mesmos hàbitos  e capacidades.
·         Hora das refeições e repouso; tradição  - hà que  se adequar aos hàbitos do seu parceiro naquilo que não lhe è prejudicial, caso seja, entre em acordo.
·         Capacidade de diàlogo; como lidar com a repreenção; personalidades diferentes –num clima de tensão normal fale de você, no que concerne a estes aspectos e permita que ele fale tambèm e entrem em acordos, nestes casos o melhor acordo e o respeito mútuo e a tolerância.
·         dentre outros.

3.       Certamente vossas opiniões não são sempre convergentes
·         De acordo com o processo de formação de personalidade, bem como de acordo com as experiências de vida, aliadas ou não aos seus princìpios e valores o casal pode ter opiniões diferentes, em caso de divergências, ouça calmamente a opinião de seu parceiro, deixe claro que respeita a opinião dada embora não seja a mesma que a sua e  com todo o respeito, deixe a sua têmbem.

4.       Evite ganhar  razão.
  •   Não lute pela razão, pode ser o fim da sua relação, apenas explique seu posicionamento tendo em conta o bem de ambos e da relação, depois dissso deixe que ele escolha.

5.       Não critique os familiares do seu parceiro.
  •   Fale sempre bem deles, mesmo com motivos para falar mal; se for o caso de criticar, deixe que ele critique, e quando o fizer, apenas o console, não aumente o fogo. Ou então estarà fazendo com que ele não fique à vontade para falar da famìlia dele.

6.       Não o contrarie  e nem o repreenda em público.
  •  Faça isso mais tarde, entre vocês dois e revestida dum palavreado manso. Ou então estarà comprando um adversàrio.

7.       Não negue seu corpo ao seu parceiro
  • O leito do casal deve ser imaculado, e para isso você deve dar o seu melhor nele. Independentemente  do cansaço, da zanga, e do seu estado se saúde, deixe seu parceiro se desfrutar do seu corpo que a partir do casamento, o pertence tambèm. Ou então estarà abrindo as portas para a insatisfação dele, que em boa coisa não termina.


Todos estes aspectos são passìveis de influênciar negativamente a relação de recêm casados,  mas importa que a felicidade seja buscada para dentro da relação a cada dia que passa com base no carinho, compreenção, renúncia do seu ego e dedicação mútua. Assim nasçe, cresce e se mantèm a verdadeira felicidade numa relação a dois.

Nota: Jamais se espante  ao conhecer um defeito  ou ao saber de um problema do seu parçeiro, adopte uma reação fìsica de quem jà havia tomado conhecimento e não se abalou com isso. Evite falar dos defeitos do seu parceiro  à outros, principalmente à pessoas pròximas de vocês, estarà evitando problemas graves. Faça isso e serà muito bem sucedido.
Obrigada.


Sem comentários: