11/20/2011

A inveja como potencial destruidor de relações e causador do conflito.

Quem nunca foi vítima de inveja? E por isso viu dando errado, o que era para dar certo; não acontecendo o que devia acontecer? O que é a inveja e quem é o invejoso, como surge este fenómeno malìgno e desgastante para ambas partes(invejoso e invejado)? Quais são os sinais da inveja, como lidar com ela?

O que é a inveja?
Inveja é um sentimento mau, que reflecte ao mesmo tempo: egocentrismo e derrota.  Pode ser definida como sendo uma vontade frustrada de possuir os atributos, qualidades, bens, e previlégios  de um outro ser(não precisa de ser muito), pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-las, seja pela incompetência,  limitação física ou pela intelectual. A inveja  é um mecanismo de defesa usada pelos mais "fracos" contra os mais "fortes".

Quem é o invejoso?
Normalmente é alguém que lhe conhece, e reconhece as suas capacidades. Tem sido alguém que lhe acompanha de perto ou de longe e que em algum momento gostaria de ser como você. Muitas vezes até, alguém que você tenha dado algum benefício/vantagem. Pode ser seu amigo, seu colega, seu vizinho, seu parceiro, seu camarada, seu conhecido, e por ai em diante.

Como surge este fenomeno?
De varias formas.  Seguem alguns exemplos.
Exemplo 1:
Já reparou naquelas pessoas que  estão sempre contando um problema e você lá, ajudando como pode, dando uma força, uma ajuda, ressaltando as qualidades dela? Este tipo de pessoas é que são potenciais invejosos, elas admiram você ,  pensam que você é perfeito; e à partir do momento em que você as consola, mostra que um, e outro e fracasso é normal, e que ninguêm é perfeito, mostra para ela os defeitos que você tem. Ela pensa: porque ela e não eu, se ela também não é perfeita?
Ela começa por eliminar  de dentro dela os defeitos que vê em você, para poder apontar o dedo a você e mostrar para ela que ela pode ser melhor que você (o que na cabecinha oca dela, implica que ela merece muito mais do que você);
 Deixa de te admirar e passa a competir com você, por vezes até  marginaliza você diante de outros, tende a denigrir sua imagem e reputação perante à outros seus admiradores;
Passa a desejar o que você tem, e faz o que estiver ao alcance para tirà-lo de você, custe o que custar.

Exemplo 2:
Existem também, aquelas pessoas que por qualquer situação da vida, vossos caminhos se cruzam; e o que une você a ela, são aspectos em comum. Você se reflete na fala dela, e ela também nas suas, parecem iguais e que se conhecem há muito tempo. Já se deparou com essas pessoas? Infelizmente também são potenciais invejosos.
Para elas, vocês não apenas se parecem, mas também devem ter mesmas oportunidades, e capacidades, o que infelizmente não acontece.
Quando ela se apercebe que você conquistou algo que ela não tem, faz de tudo para ter também (isto nos remete a diferenca entre ter e conquistar), e quanto mais conquistas você tiver, mais desesperada ela fica, pois  implica que terá de se esforçar ainda mais para estar ao mesmo nivel que  você, o que por sua vez também faz com que ela queira ser como você.
Apartir daì fará também até o que não estiver ao seu alcance para impedir suas conquistas e estar àcima de você, na intenção de fazer você sentir o que ela sentiu( mal sabem os invejosos, que dependendo do caràcter e personalidade as situações são encaradas e sentidas de formas distintas). Atenção que este tipo de invejosos, procura estar sempre por perto, para acompanhar tudo o que acontece na sua vida, esperando o momento de se rir de você e até dar uma mão, para remediar uma situação que ela propria criou.

Exemplo 3:
E aquele tipo de pessoa que aparece como sendo uma benção na sua  vida? Que  parece estar mais bem posicionada em relação à você,  oferecem ajuda e se disponibilizam sempre que precisamos? Parece ser um anjo na sua vida e com o tempo você se apercebe que realmente era um anjo, mas,um anjo  mau.
O bem que  faz , é muitìssimo inferior ao mal que causa, esse tipo de pessoa age como repelente de bençãos na sua vida, e ao entrar na sua vida, você não progride é a inveja em pessoa.


Como identificar o invejoso?

    Muitas vezes você não o identifica, o tempo, ou as pessos ao seu redor, a cabam revelando ele (a), conseguindo indentificar, eis os aspectos mais comuns nestas abominações:
1.   É alguém próxima de você, que de um momento para o outro, não consegue ficar muito tempo perto de você. Você passa a incomodà-la.
2.   Quando você pede uma opinião ou sugestão, não diz nada de concreto, da uma opinião ruim ou então diz que nao sabe o que te dizer.
3.   É alguém que quando você conta algo de bom que sucedeu na sua vida, não fica satisfeita, faz cara de quem tomou conhecimento de uma tragédia,  parabeniza friamente, se sorri é um sorriso falso.
4.    É alguém que pode estar sorrindo, mas quando você aparece, ela muda de semblante.
5.   É alguém que enquanto anteriormente dava conselhos, hoje passa o tempo criticar você.
6.    É alguém que enquanto que antes passava optmismo, hoje, só passa pessimismo.
7.   É também alguém, que em algum momento  mentiu, ou esncondeu  algo que era importantìssimo para você.

Nota: Para se certificar encontre no mìnimo metade destes aspectos, menos disso, pode estar enganado (a).


Quais são os sinais da inveja na sua vida?
·       O que estava garantido fica adiado ou cancelado.
·       Você ouve rumores negativos a cerca de você, ou situações vivìdas contadas doutro modo, com intento difamandi.
·       Algumas pessoas se afastam de você  e outras não tratam mais você do mesmo jeito.
·       Você não progride;
·       Você retrocede.

Como lidar com a inveja e com o invejoso?
·       Se apercebendo que está sendo vìtima da inveja, seja forte, não se deixe esmorecer;
·       Busque a Deus para que com o Seu Poder repreenda a inveja e para que confirme a realização dos seus planos e anseios;
·       Evite falar dos seu planos;
·       Antes de contar suas vitórias e conquistas, pense antes, qual será o impacto  disso na vida de quem ouve e certifique-se da necessidade e imperiosidade de as contar;
·       Havendo descoberto o invejoso, afaste-o definitivamente da sua vida e afaste-se também definitivamente do meio dele.

Escrevo com conhecimento de causa.
Obrigada.


2 comentários:

Cathy disse...

Mais uma vez estah de PARABENS. Esta tua pagina me faz lembrar as situacoes que estou a viver. A verdade eh uma, o invejoso vai querer te ver em baixo, na cova, mas se tu serv DEUS fielmente, se tu es convertido para o SENHOR JESUS e coloca ELE como o seu SENHOR e SALVADOR, a tua viroria eh certa. Porque se DEUS tem bencaos para ti os seus inimigos podem te fazer sofrer mas o vencedor final eh voce. Deixe DEUS dirigir a sua vida e verahs.

Aleixa disse...

Eu nao ligo os invejosos.